FAZENDO ÁGUA… Prefeitura de Campina multa Cagepa em R$ 2 milhões por despejo de esgotos no Açude Velho
Vai fazendo água a relação da prefeitura de Campina Grande com o governo do Estado. Na manhã desta quarta (02/08), a Prefeitura anunciou uma multa contra a Cagepa, no valor de R$ 2 milhões (33 mil Unidades Fiscais) por prática de crime ambiental.
O auto de infração, com cobrança de multa, foi emitido pela secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e é referente ao lançamento de resíduos no Açude Velho, prática proibida por lei desde 1998.
Em seu parecer, a Sesuma apresentou um laudo técnico elaborado pela Universidade Estadual da Paraíba, comprovando o despejo de esgotos, por parte da Cagepa, nas galerias de águas pluviais, que desaguam no manancial.
Em junho de 2022, a Cagepa já havia sido foi autuada pela Sesuma, apresentou contestação, mas não foi acolhida, conforme parecer técnico da secretaria de outubro de 2022.
O auto de infração foi emitido pela Sesuma, no dia 3 de junho, com prazo de dez dias para o recolhimento do valor cobrado, ou apresentação da defesa e a devida solução do problema. Porém, mais de um ano depois, a situação não foi equacionada por parte da Cagepa.