Fecha o tempo entre secretário e coronel em reunião com o governador
Essa informação dá bem o tom de como se encontra o comando da Segurança Pública na Paraíba. Há poucos dias, durante uma reunião convocada pelo governador Ricardo Coutinho, o tempo voltou a fechar entre o secretário Cláudio Lima (Segurança) e o Coronel Euller Chaves (comandante da PM). Por pouco, não terminou em pugilato.
Há tempos, os dois vêm se confrontando. O secretário Cláudio Lima, por exemplo, suspeita que foi armação do Coronel Euller aquele flagrante, em que seu filho foi detido portando um instrumento utilizado para processar maconha. Na ocasião, o jovem foi levado para a Central de Polícia e, logo depois, liberado por falta de provas.
O Coronel Euller tem convicção de que, se não fosse o trabalho dos policiais militares, sob o seu comando, a situação da segurança estava muito pior no Estado. Na reunião, convocada pelo governador, os dois bateram boca, para espanto dos poucos presentes. A perplexidade ainda maior foi o fato do governador assistir a tudo e não tomar providências.
Aliás, esse clima bélico entre os dois foi denunciado, há a algumas semanas, pela ouvidora-geral da Polícia, Valdênia Lanfranchi. Ela afirmou, em entrevista à Radio CBN, que a Segurança Pública na Paraíba não tinha como avançar, por causa da disputa interna que existe entre o secretário Cláudio Lima e o coronel Euller Chaves.
Logo depois, vazou para a Imprensa a informação sobre a existência de um dossiê, elaborado por Valdênia, em que denunciava, dentre outras, o enriquecimento ilícito de alguns oficiais, inclusive ostentando riqueza, com a compra de imóveis caros em João Pessoa. O mote da recente reunião de RC com os dois foi o aumento da criminalidade, atestada pela CNN Internacional.