Serviço – A pesquisa Datavox foi realizada entre os dias 10 e 11 de novembro de 2023, com 604 entrevistas pessoais, com pessoas de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.
FICA A DÚVIDA… Será que Romero vai se empolgar com pesquisas, criar coragem e partir para uma disputa contra Bruno?
Uma pergunta que se faz na praça política em Campina Grande é, meu caro Paiakan: será que o deputado Romero Rodrigues vai se empolgar com a recente pesquisa Datavox para enfrentar uma eventual disputa contra seu aliado, o prefeito Bruno Cunha Lima, em 2024?
Não é de hoje que circulam especulações em Campina Grande, indicando um desejo secreto de Romero voltar à prefeitura. Há um elemento estimulante, que são os números da pesquisa. Mas, há aspectos questionáveis: será que vai romper com seu primo Bruno para estabelecer esse embate familiar?
Uma eventual e, aparentemente, remota candidatura de Romero atende também um projeto das oposições, que, pelo menos a preço de hoje, não tem nomes com cacife suficiente para enfrentar a reeleição de Bruno. Além do mais, se Romero está bem na pesquisa estimulada, o mesmo curiosamente não se reflete na espontânea.
Outro detalhe: a menos que Romero tenha uma lastro poderoso para ancorar sua candidatura, será uma disputa difícil contra Bruno, que tem a máquina a seu favor. De qualquer forma, impressiona como Romero mantém uma aceitação tão elevada em Campina, três anos após deixar a prefeitura.
Estimulada – A pesquisa, na modalidade estimulada, traz Romero Rodrigues (Podemos) 34,3%, da intenção de votos, contra 23,7% atribuídos ao prefeito Bruno Cunha Lima (de saída do PSD). Na mesma pesquisa, O deputado Inácio Falcão (PCdoB) aparece com 8,8%, enquanto a senadora Daniella Ribeiro (PSD) vem com a4%.
Ainda segundo a pesquisa, o empresário Artur Bolinha (PL) figura em 5º com 1,7%, e o advogado Olímpio Rocha (PSOL) é o sexto com 0,3%. O último nome dos presentes na pesquisa, de forma surpreendente, é o secretário Jhony Bezerra (Saúde), do PSB, com apenas 0,2%. Os indecisos somam 16%, e os que pretendem votar em branco ou nulo somam 11%.
Espontânea – O detalhe é que na pesquisa espontânea, Bruno lidera com 15,1%, seguido exatamente por Romero com 11,6% das intenções de voto. Já Inácio Falcão vem com 2,1%. O senador Veneziano (MDB), que apoia a reeleição de Bruno, também pontua na pesquisa, e aparece com 1,5%, seguido por Daniella, que pontua com 1,3%.
O Datavox também aferiu um cenário sem Romero. Neste caso, Bruno lidera tem 30,5%, e surge com 11,9%, seguido por Olímpio Rocha do PSol (1,8%), Bruno Roberto do PL (1,3%) e Emerson Cabral do Progressistas (0,2%). Indecisos somam 40,4%, enquanto brancos e nulos contabilizam 13,9%.