FICOU A DÚVIDA… Se João vai disputar o Senado, Lucas assume e será candidato à reeleição ou a escolha vai pra Assembleia?
Uma recente declaração do governador João Azevedo, meu caro Paiakan, mexeu com várias pedras no tabuleiro eleitoral para 2026, e deixou outras em xeque. João admitiu, de forma ostensiva, que, atendendo a um pedido de seu partido, o PSB, ele deverá disputar a senatoria. Considera a postulação até natural.
Com isso, quem deve assumir o Governo em abril de 2026, para um mandato-tampão é o atual vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas). Mas, isso em tese. A dúvida vem em função de recente declaração da senadora Daniella Ribeiro (PSD) sinalizando que pretende disputar a própria reeleição em 2026.
Ora, o próprio deputado Aguinaldo Ribeiro já afirmou que não haverá a possibilidade de ter dois Ribeiros na chapa majoritária. E, de fato, ficaria estranho mãe e filho participarem da chapa majoritária, já que Lucas assumindo o governo, certamente teria a primazia de disputar a própria reeleição.
Então, das duas, uma: ou Daniella blefou sobre disputar a reeleição e, então, irá para outra postulação, ou haveria a possibilidade de um acordo em que Lucas, uma vez assumindo o Governo, não dispute a reeleição. E o candidato a governador seja um outro nome.
Ou, numa situação extrema, Lucas não assume o Governo, para que a Assembleia possa eleger o próximo governador, talvez numa engenharia envolvendo o Republicanos. Como se vê, meu caro Paiakan, a movimentação de João alterou a dinâmica do jogo para 2026.