Fogo destroi mata do Cabo Branco e as autoridades nem ai. Fosse na Boate Kiss…
Nas primeiras horas da manhã deste domingo (dia 10) irrompeu um incêndio na pequena mata do Cabo Branco, supostamente criminoso. Logo depois, os moradores temerosos com o avanço das chamas, acionaram o Corpo de Bombeiros, que só chegou ao local depois da 10h30. Mesmo assim, completamente desaparelhado para conter as labaredas e nada pode fazer.
O incêndio prosseguiu, sem qualquer controle até o início da tarde, devastando grande parte da mata. Os moradores assistiram impotentes ao avanço do fogo, enquanto o Corpo de Bombeiros informava que só dispunha de duas unidades de carros-pipa, insuficientes para conter as labaredas. Revoltados, os moradores acionaram até a Polícia Florestal, mas também nada puderam fazer.
As autoridades certamente estão esperando que haja uma tragédia como aquela que ocorreu na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul, para tomar uma providência. Pois, como aquela tragédia comoveu o País, houve autoridade saindo pelo ladrão para fiscalizar casas de shows e assemelhados, com a velha histeria de sempre pra mostrar serviço. Passou o momento emocional, voltam à velha inércia de sempre.
Mas, onde estão essas mesmas autoridades, Ministério Público inclusive, para cobrar um aparelhamento mínimo do Corpo de Bombeiros capacidade para enfrentar esse tipo de ocorrência, como aconteceu na mata do Cabo Branco? Certamente essas autoridades só agiriam se houvesse vitimas fatais. Uma hipocrisia que devia ser motivo de vergonha.
As fotos foram obtidas pelo nosso diplomata Palmari Lucena.