FOI AO SUPREMO… PSDB desce do muro para contestar novo mandato de Galdino, recua após reação e tenta voltar ao… muro
Eis que o PSDB resolveu descer do muro, meu caro Paiakan, exatamente contra o deputado Adriano Galdino (Republicanos). A direção nacional foi ao Supremo Tribunal Federal, para contestar novo mandado de Galdino como presidente da Assembleia, de 2025 a 2027.
Com a confirmação do novo mandato, Galdino terá alcançado oito anos como presidente da Casa (desde 2019). O detalhe é que o partido foi à Justiça contra o novo mandato para Galdino, depois dos deputados tucanos terem votado a favor, inclusive com a participação de dois parlamentares na Mesa Diretora.
Houve reação, já era esperado. Então, diante da repercussão, o presidente do partido, deputado Fábio Ramalho, disse que tinha ocorrido um equívoco da direção nacional, e que iria pedir para retirar a ação contra Galdino. Ou seja, voltar a subir no muro, meu caro Paiakan.
O problema é que talvez o STF talvez não aceite a retirada da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), contestando o novo mandato. A ADI, protocolada pela direção nacional do PSDB, advoga a inconstitucionalidade da Emenda à Constituição estadual que possibilita a antecipação da eleição na Assembleia.