
É disparado uma das festas de rua mais populares do Brasil. E a Folia de Rua atinge seu ápice, nesta quarta-feira (11/02), com o bloco Muriçocas de Miramas que, este ano, terá nada menos do que Mestre Fuba, Alceu Valença, Juzé, Myra Maya, Capilé, Axé do Yuri, Beleza Pura e 10 grupos de cultura popular.
Reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de João Pessoa e da Paraíba, o bloco prioriza a valorização dos ritmos tradicionais da cultura brasileira, como o samba, maracatu, axé e frevo. A concentração começa a partir das 19h, na Praça da Muriçocas.
Cultura popular – Os primeiros a passarem na avenida são os grupos de cultura popular, a partir das 20h00, com o Urso Amigo Batucada; seguido do Urso Macaco Louco; Grupo de Percussão de Bruxelas/Bélgica Batuqueria; Maracatu Baque de Raiz; Nação Maracahyba; Maracatu Baque Mulher JP; Maracatu Nação Pé de Elefante; Maracatu Quilombo Nagô; Maracatu Maracastelo e As Calungas.
“Chegamos aos 40 anos preservando nosso maior compromisso, que é a valorização dos nossos ritmos, como o samba, o frevo, o maracatu e, evidentemente, dos nossos artistas locais e grupos de cultura popular. Não vamos abrir mão disso. Eles são os principais anfitriões da festa”, explicou o presidente do Muriçocas do Miramar, Mestre Fuba.
A festa, que atrai anualmente centenas de foliões, contará com a participação de sete trios elétricos e 10 grupos de cultura popular, saindo do bairro do Miramar e desfilando na Via Folia, na Avenida Epitácio Pessoa. A ala dos estandartes, que tradicionalmente se concentra em frente à casa dos fundadores do bloco, na Rua José Liberato, no Miramar, inicia o ritual a partir das 21h30, com a apresentação da obra de arte em forma de estandarte, que este ano tem a assinatura do artista plástico Demetrius Montenegro.
Ao som de orquestra de frevo, o cordão do abre-alas, com foliões fantasiados e uma verdadeira galeria de arte com estandartes de 40 artistas paraibanos, sai do Miramar até o emocionante encontro com o primeiro trio, sendo recebido com o canto do clássico hino e o grito do Mestre Fuba, que ecoa por toda avenida: Alô alô Paraíbaaa… Viva o Muriçocas do Miramaaarrr.