FORA DA CAIXA Polícia Federal deflagra operação para combater golpe contra a CEF e correntistas em empréstimos fraudulentos
Policiais federais voltaram às ruas, na manhã desta terça (28/05), para o cumprimento de mandados de buscas e apreensão contra dois suspeitos de integrar esquema de fraudes em empréstimos e outras operações de clientes da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a PF, a Operação Fora da Caixa objetiva combater desvios de recursos da Caixa e de clientes da instituição. Dentre os alvos das investigações e objeto da operação desta terça-feira, constam um ex-gerente da instituição financeira e a sua esposa.
De acordo com as primeiras informações, o ex-servidor da Caixa, aproveitando-se do acesso aos sistemas internos da instituição financeira, teria fraudado a obtenção de empréstimos em nome de clientes e realizado transferência dos valores para suas contas pessoais.
Caso os fatos sejam confirmados o investigado responderá pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema informatizado, estelionato, além de outros que possam ser identificados no curso das investigações.
Operação – O nome da operação (Fora da Caixa) se deve à prática adotada pelos fraudadores de adulteração de dados constantes da parte da frente das carteiras de identidade usadas para abertura das contas bancárias, onde eram inseridas a fotografia e impressão digital de integrantes do grupo criminoso, mantendo no verso os dados verdadeiros dos documentos de identificação.