Fórum dos Servidores denunciou os gastos excessivos do Governo RC com codificados e o descontrole das contas
Um levantamento realizado pelo Fórum dos Servidores do Estado revelou que, apenas em 2015, o Governo gastou R$ 185.886.230,76 com os chamados codificados (que recebem apenas com o CPF na boca do caixa). Estima-se que, em cinco anos e meio, a gestão Ricardo Coutinho tenha gastado mais de R$ 1 bilhão apenas com esses servidores.
Os números voltam à cena, depois que o Ministério da Fazendo rebaixou de B- para C+ a nota que identifica a capacidade de endividamento do Estado, por ter ultrapassado a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) no quesito da folha de pessoal. Levantamento da União mostra que o Governo Ricardo Coutinho gasta 64,44% com pessoal, mesmo sem ter concedido aumento ao funcionalismo em 2016.
E o curioso é que o governador tem alegado precisamente a LRF, para não conceder o reajuste. Segundo o Forum, o grande problemas são os gastos excessivos com codificados e prestadores de serviço, especialmente em ano eleitoral. Aliás, o governador responde a AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) exatamente por gastos excessivos com a contração de servidores sem concurso.
“Enquanto o Governo gasta bilhões com os chamados codificados, que não são sequer concursados, e nem se sabe nem exatamente onde eles trabalham, os servidores efetivos do Estado passam as maiores dificuldades, agravadas com a MP do Mal (nº 242)”, lamenta o Coronel Francisco, do Clube dos Oficiais e um dos dirigentes do Fórum dos Servidores.
A MP do Mal, como se sabe, suspendeu todas as promoções, reajustes e até o plano de cargos dos servidores estaduais.