Fórum “Todas por Uma” da Assembleia, OAB e UFPB repudia “ação criminosa” contra Pâmela Bório
É tão ensurdecedor o silêncio das entidades que se dizem representantes das mulheres na Paraíba, que um novo fórum destinado a defender os direitos da mulheres vítima de violência foi criada a partir da Assembleia, para não deixar passar em branco este deplorável episódio envolvendo a ex-primeira-dama, Pâmela Bório, vítima da exibição de fotos íntimas na Internet.
O fórum é encabeçado pela deputada Daniella Ribeiro, na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, mas tem representantes também da OAB, da UFPB e da ONG Amigos do Peito. Entidades como Centro da Mulher 8 de Março e do Fórum de Mulheres da Paraíba, por exemplo, antes tão ativas, simplesmente desapareceram do GPS da luta das mulheres.
CONFIRA A NOTA DO FÓRUM…
“A propósito de episódio envolvendo a divulgação de fotos íntimas da Sra. Pamela Monique Cardoso Bório, o Fórum…. vem a público expressar o seu repúdio e a sua indignação com uma prática que, além de criminosa, viola o direito humano fundamental à intimidade. Este procedimento se torna ainda mais reprovável quando realizado em um cenário que tem por resultado constranger a mulher, expondo-a a julgamentos públicos que ignoram o contexto privado em que tais imagens foram produzidas.
O delito de que a senhora Pâmela Monique Cardoso Bório diz ser vítima já atingiu inúmeras outras mulheres e, sem uma resposta enérgica da sociedade e do Estado, continuará a constranger e violar a intimidade de muitas outras.
É extremamente preocupante quando os meios digitais, a despeito das inúmeras possibilidades positivas que encerram, são utilizados para práticas criminosas dirigidas às mulheres, buscando com isto perpetuar atitudes arcaicas, caracterizadas pelo machismo e misoginia, incompatíveis com uma sociedade que se pretende civilizada.
Daniella Ribeiro – deputada estadual pelo PP e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher
Marina Motta Benevides Gadelha – advogada, conselheira federal da OAB
Katiele Marques – presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade Contra a Mulher da OAB
Mayrinne Meira – professora da UFPB
Loreley Garcia – professora da UFPB
Joana Barros – médica e presidente da ONG Amigos do Peito
Fórum Todas por Uma”