FROTA FANTASMA Operação investiga desvio de combustível de quase R$ 800 mil na Secretaria Penitenciária da Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, nesta quarta-feira (7/10), a Operação Frota Fantasma, que investiga um possível esquema de desvio de combustível na Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). A ação cumpre 10 mandados de busca e apreensão em João Pessoa e Teixeira, além de medidas de bloqueio e sequestro judicial de bens.

Segundo as investigações, foram identificados registros de abastecimento atribuídos a veículos que estariam quebrados ou fora de uso. Também foram encontrados lançamentos referentes ao abastecimento de geradores de unidades prisionais que, conforme os elementos reunidos até o momento, não teriam ocorrido.

A apuração começou após a própria Seap identificar irregularidades nos registros de abastecimento durante mecanismos internos de fiscalização. Os dados analisados correspondem a aproximadamente um ano e apontam para um possível prejuízo de cerca de R$ 800 mil aos cofres públicos.

Um servidor que atuava no setor de transportes da secretaria também é investigado. Após a identificação dos indícios, ele foi afastado das funções.

A operação é realizada pelo Draco, em conjunto com o Gaeco do Ministério Público da Paraíba, com apoio da Unintelpol, DRE, Desarme, Receita Federal e Controladoria-Geral do Estado. As diligências buscam reunir novas provas, identificar outros possíveis envolvidos e preservar patrimônio para eventual ressarcimento aos cofres públicos.

As investigações continuam, e os envolvidos são considerados suspeitos até eventual decisão judicial definitiva.

Redação