GAECO TIRA FÉRIAS Figurões respiram aliviados mas 2020 promete novas prisões inclusive do chefão
A informação certamente frustra algumas pessoas que esperavam por surpresas nesse final de ano, com a prisão de mais figurões e até mesmo o chefão do esquema criminoso infiltrado em organizações sociais, e que foi desbaratado pela Operação Calvário. Mas, na manhã desta segunda (dia 16), o procurador Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco, confirmou que o grupo estará em recesso até o início de 2020.
Segundo o balanço realizado pelos seus integrantes, ao longo de 2019, foram 13 operações, como Calvário e Xeque-Mate, “um dos anos mais profícuos do Gaeco”. Conforme ainda informações à Imprensa, teria ocorrido a recuperação de R$ 46 milhões de recursos públicos desviados (em todas as operações), além de 24 medidas cautelares e 15 denúncias ajuizadas contra 69 pessoas investigadas.
Calvário – Só no âmbito da Calvário, foram registradas as prisões dos ex-secretários Ivan Burity (Desenvolvimento) e Livânia Farias (Administração), que fecharam acordos de delação premiada. Além desses, também os ex-assessores Leandro Nunes Azevedo e Maria Laura Caldas de Almeida Carneiro que, igualmente, celebraram acordos de colaboração.
Houve ainda vários mandados de busca e apreensão contra os ex-secretários Waldson de Souza (Planejamento) e Gilberto Carneiro (Procuradoria-Geral do Estado) e, por fim, também a citação em investigação da deputada Estela Bezerra, que negou participação no esquema criminoso.
Mas, nesse interregno da operação, outros agentes públicos muito próximos do ex Ricardo Coutinho foram afastados como os ex-secretários Amanda Rodrigues (Finanças e Empreender PB) e Fábio Maia (executivo do Planejamento), afora outros detentores de cargos de segundo escalão.
Perspectivas – Até onde o Blog pode apurar, as projeções sinalizam fortemente a prisão de mais agentes públicos vinculados ao governo Ricardo Coutinho, além daquele que é considerado o cabeça da organização criminosa na Paraíba. Ou seja, pelo menos no que circula entre alguns integrantes da força tarefa, o ano de 2020 promete.