GOLPE DA DESAPROPRIAÇÃO Gaeco cumpre 60 mandados contra suspeitos de usar dinheiro de programas sociais para adquirir drogas
O Gaeco desencadeou, nas primeiras horas desta quinta (06/07), a Operação Incoerência, fundada em investigações que apontaram um novo golpe na praça: a ação de traficantes comandando um esquema de expropriação de imóveis em comunidades beneficiadas em programas sociais da prefeitura de João Pessoa, para utilizar na indústria das drogas. Houve o cumprimento de 60 mandados de buscas e apreensão.
Em parceria com a Polícia Militar, a operação do Gaeco teve como foco a comunidade Tito Silva, diante da constatação de que pelo menos metade dos imóveis foi tomada pelos traficantes e cadastrados no Programa João Pessoa Sustentável em busca dos benefícios. O programa prevê a relocação de pessoas em locais de riscos, recebendo outra moradia em local seguro, ou optando por uma indenização de R$ 115 mil.
De acordo com as investigações, o esquema estaria sendo aplicado em várias áreas beneficiadas pela prefeitura da Capital. No caso da Tito Silva, a estimativa é que metade das moradias tenha sido expropriada pelos criminosos. Estão sendo cumpridos 60 mandados de busca e apreensão contra 54 pessoas, em 41 endereços. A operação conta com um helicóptero da PM, que está sendo utilizado durante as buscas.
Segundo o coordenador do Gaeco, Octávio Paulo Neto, a operação foi desencadeada pelas forças de segurança com o objetivo de se contrapor à expansão territorial das facções criminosas que atuam nos municípios. A investigação também apura a participação de movimentos tidos como “sociais” e de agentes políticos e pede à população que tenha informações sobre a prática que colabore com a investigação.
(mais em https://bit.ly/46Brbrq)