Governador acusa oposição (e Maranhão) de querer privatizar a Cagepa
O governador Ricardo Coutinho voltou a acusar setores da oposição na Assembleia e o ex-governador Zé Maranhão de manobrarem para privtizar a Cagepa. Ao se referir a recente decisão da Assembleia, que derrubou pedido de aval para o empréstimo de R$ 150 milhões da empresa, RC disparou: “Essa oposição quer simplesmente privatizar a Cagepa, querem acabar com a empresa.”
Não satisfeito com o ataque aos deputados de oposição que votaram contra o projeto de lei, o governador mirou suas baterias no exp-governador Zé Maranhão: “Provavelmente estão por trás disso aqueles que venderam a Saelpa, que agora querem também privatizar a Cagepa. Isso tudo é parte da cegueira e do ódio político que existe na Paraíba atualmente.”
Depois da derrota na Assembleia, o governador escalou seu líder, Hervázio Bezerra, para impetrar um mandado de segurança conta a decisão da Casa. O desembargador Genésio Gomes Pereira, então, acatou o pedido do Governo e concedeu, na semana passada, uma liminar mandando a Mesa Diretora desarquivar o projeto para levar a nova votação em plenário.
Mas, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, entende que a matéria é “assunto encerrado”, e que não cabe mais desarquivamento. No entanto, encaminhou a decisão do magistrado para uma avaliação da procuradoria-geral da Casa.
Como se sabe, foi no segundo governo de Zé Maranhão que a Saelpa foi privatizada. No mesmo período, a Celb de Campina Grande foi privatizada pelo então prefeito Cássio Cunha Lima. As privatizações ocorreram dentro de um plano nacional do presidente FHC de privatizar as concessionárias de energia elétrica no País.