Governador é denunciado por fazer palanque eleitoral da Rádio Tabajara
As eleições ao Governo só ocorrerão em outubro do próximo ano, mas pelo andar da carruagem já começou com tudo. Inclusive com propaganda irregular do candidato à reeleição, o governador Ricardo Coutinho. É o que entendem os advogados do PMDB, que acabam de ingressar com ação junto ao TRE por “propaganda extemporânea”.
Segundo o advogado Luciano Pires, o governador tem utilizado a Rádio Tabajara para fazer palanque eleitoral, a mais de um ano e quatro meses das eleições. Na Ação, o PMDB denuncia o uso “de uma cadeia de emissoras de rádio, financiada com recursos públicos, comandada pela Rádio Tabajara, emissora oficial do Estado, para propaganda eleitoral fora de época”.
Segundo a ação, o programa “Fala Paraíba”, veiculado de terça a sexta-feira, das 12h às 14h, “produzido pela Tabajara, em conexão com mais de duas dezenas de emissoras de rádio do Estado da Paraíba, tem sido utilizado para promover escancarada propaganda eleitoral antecipada do representado Ricardo Vieira Coutinho, notório candidato à reeleição”.
“Trata-se de programa com concepção puramente política, custeado, o que é mais grave, pelo erário. Os apresentadores, por sua vez, são agentes públicos, eis que detentores de cargo, emprego ou função em órgão da administração pública indireta”, reza ação, que é acompanhada de farta documento, como fitas e degravações de programas, ancorando o a denúncia.
Ainda segundo a ação, os apresentadores “chegam a ampliar o entendimento político de apoios à reeleição, ao dizer que o governador está tendo “dificuldade de agenda” para receber prefeitos que querem anunciar adesão à sua reeleição. Nos comentários sobre as adesões, os apresentadores deixam claro que elas ocorrem por conta de ações administrativas que estão sendo levadas para os municípios, enfocando a tese da troca de ações administrativas pela adesão meramente política.”