Governador extingue Ideme, transfere estrutura para Seplag e fortalece Waldson para 2018
A edição do Diário Oficial do Estado desta quarta (dia 25) traz uma Medida Provisória (nº 256), que simplesmente extingue o Ideme (Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual). A estrutura do instituto passa a ser gerida pela pasta de Planejamento, tocada pelo secretário Waldson de Souza. Dez cargos foram criados na Secretaria para acomodar a nova estrutura.
Com a mudança, o governador fortalece o secretário Waldson de Souza que, nas últimas horas, voltou a ser especulado como potencial candidato ao Governo do Estado, em 2018, com apoio de RC, após a desistência do deputado Gervásio Filho e a tentativa sem sucesso de empinar o nome do secretário João Azevedo (Infraestrutura).
Ideme – O Ideme foi criado em 1988, como resultado da fusão de três órgãos: Fiplan (Fundação Instituto de Planejamento do Estado da Paraíba), Codel (Coordenadoria de Desenvolvimento), de prestação de assistência técnica aos municípios paraibanos e a Codecit (Coordenadoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e foi responsável pelo estabelecimento das relações entre o Governo e os Municípios.
Desde 1999, o IDEME, em parceria com o IBGE, assumiu o processo de elaboração do Produto Interno Bruto da Paraíba e dos seus municípios. Tem mantido desde 1983 até hoje a produção do Índice de Preços ao Consumidor – IPC e do índice da Cesta Básica para a cidade de João Pessoa.