Governador usa Couto para enfrentar Cartaxo no PT
Não constitui qualquer novidade a aliança do governador Ricardo Coutinho com o deputado Luiz Couto. Pode-se dizer, inclusive, que Luiz Couto é o braço do governador dentro do PT. Não é novidade que o prefeito Luciano Cartaxo decidiu apoiar o professor Charlinton Machado, como um contraponto às pretensões do deputado.
Diante de um cenário com essas características, nada mais previsível que a próxima disputa pelo comando do partido na Paraíba vai colocar em lados postos o governador e o prefeito Luciano Cartaxo. Uma disputa que vai além do embate entre Couto e Charlinton. É uma refrega entre o governador e o prefeito, de olho nas urnas de 2014.
Ricardo quer eleger Couto, para aspirar uma aliança com o PT em seu projeto de reeleição. O deputado claramente se coloca a serviço dessa operação. Já Cartaxo aposta em Charlinton e outras forças petistas, para fortalecer a corrente de oposição ao governador, e ter condições de participar ativamente das decisões do PT quando 2014 chegar.
Além do mais, uma vitória desse grupo de oposição colocará o prefeito Cartaxo como a maior liderança do partido no Estado. Então, as eleições internas do PT se projetam como o primeiro grande embate entre RC e Cartaxo, com consequências diretas para a disputa eleitoral do próximo ano. Por enquanto, Cartaxo tem levado vantagem…
… Ele já ganhou a primeira contra RC, ao vencer a disputa contra Estelizabel Bezerra.