Governador vai pro ataque ante iminente rompimento de Cássio
A verdade é que o governador Ricardo Coutinho decidiu ir para o ataque, ante a indefinição do senador Cássio Cunha quanto a apoiar ou não sua reeleição. A relação bipolar claramente incomoda. De um lado, autoriza aliados tipo Edivaldo Rosas, presidente do PSB, e o deputado Tião Gomes a acossarem o senador, talvez para obrigar uma definição.
Na verdade, fica claro que as declarações, ainda que duras, de Tião e Rosas são apenas um aperitivo para o que realmente pretende utilizar como artilharia num eventual embate com o tucano. Essas declarações são claramente um recado de que dispõe de munição mais pesada, guerra química, para usar caso seja necessário.
Noutra frente, intensifica contatos com lideranças que poderão, pelo menos em tese, compensar parte da perda do senador. É esse sentimento que tem levado RC a procurar representantes do PMDB, na esperança de estreitar uma aliança. Da mesma forma, tem procurado atrair lideranças como Wilson Santiago, do PTB, e o ministro Aguinaldo Ribeiro, do PP.
Suas conversas com o PMDB pouco têm rendido. Mas, com a estratégia de ampliar sua política de alianças, tem agido com afinco. Em seu recente périplo por Brasília, por exemplo, o governador chegou a conversar com Santiago e Aguinaldo, na expectativa de encontrar uma fórmula para acomodar suas pretensões dentro do seu projeto de reeleição.
Finalmente, o governador mostra certo atrevimento, quando repete idas a Campina Grande, como tem ocorrido nos últimos tempos. Campina é o principal reduto Cunha Lima e certamente um colégio onde terá muitas dificuldades eleitorais, caso o tucano decida ser candidato. É um cenário em que Cássio e Veneziano poderão levar mais de 90% votos da cidade e região vizinha.
Esse, sim, é o maior recado que o governador manda a Cássio. Os ataques de Tião e Rosas são apenas escaramuças típicas do trabalho de infantaria. Mas, no momento em que atrai aliados de maior peso e intensifica ações em redutos eleitorais, como Campina Grande, Ricardo tenta minimizar a força de Cássio e, ao mesmo tempo, mostra que terá armas em caso de rompimento.