Governo destina apenas 100 policiais pro S. João da Capital e gangues tumultuam festa
Quando anunciou o plano de seguranças para os festejos juninos deste ano, o Governo RC garantiu um efetivo de quase 6.200 policiais, com 622 viaturas em todo o Estado. Desses, 2,5 mil seriam destinados ao Maior São João do Mundo, em Campina, e 1,5 mil para João Pessoa. Mas, não foi o que se viu na Capital, no encerramento do São João Pra Valer.
No encerramento dos festejos, noite desse sábado, havia apenas 100 homens da polícia para dar policiamento a uma festa que atraiu mais de 50 mil pessoas, no Ponto de Cem Réis, segundo alguns dos próprios policiais que estavam no local. Resultado: gangues rivais provocaram várias arruaças, durante os shows de Waldonys e Banda Encantus.
O tumulto não foi maior, porque a Prefeitura contratou empresas de segurança privad para ajudar no policiamento. O prefeito Luciano Cartaxo lamentou: “É uma pena que uma festa dessa dimensão não tenha recebido a devida atenção da parte do Governo do Estado.” Na mesma linha falou a deputada Daniella Ribeiro: “Falta sensibilidade ao governador.”
Apesar do tumulto causado pelas gangues, a festa se consolidou como uma das maiores realizadas em João Pessoa. O prefeito estimou a presença de mais de 50 mil pessoas: “Talvez tenhamos que pensar em outro local no próximo ano, porque o Ponto de Cem Reis, como se poder ver, ficou pequeno para a multidão que veio se divertir.”