Governo do Estado abandona Barragem de Acauã e preocupa engenheiros com a chegada das águas de Boqueirão
O Blog recebeu, neste final de semana, imagens do abandono em que se encontra a Barragem de Acauã, que está começando a receber águas do Açude de Boqueirão. Há uma preocupação entre os engenheiros do Dnocs de que Acauã possa vir a ter problemas com o acúmulo de água, diante do estado precário em que se encontra.
A barragem foi inaugurada em 20o2, pelo então governador Zé Maranhão, mas, desde então, não recebeu obras de manutenção, para conter a erosão de suas instalações. A represa, como se sabe, é administrada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado. Em princípio, uma responsabilidade do secretário João Azevedo.
Atualmente, a barragem tem em torno de 3,4% (cerca de 9,2 milhões de metros cúbicos) de sua capacidade de armazenamento, que é de 250 milhões de metros cúbicos, e será a fornecedora do Canal de Araçagi.
Nas imagens, é possível constatar como até a tubulação da barragem está com elevado grau de ferrugem, com os parafusos presos com um pedaço de pau. Mas, a mesma imagem de abandono se verifica em vários outros locais de Acauã. Com atualmente, o seu volume de água é pequeno, os riscos são pequenos, mas quando começar a aumentar a quantidade de água, poderá ter problemas, alertam os engenheiros.