Governo RC abandona o Teatro Santa Roza nos seus 123 anos
As imagens dizem tudo. Foram colhidas pela publicitária Flora Agra e revelam a merencória situação em que se encontra o Teatro Santa Roza, imponente nos seus 123 anos de história, mas relegado ao mais completo abandono. Uma triste realidade para uma cidade que pretende se apresentar aos turistas como cultural e histórica.
Dá até a impressão de ser uma decisão deliberada do governante de plantão, para ter o argumento de construir um outro teatro para chamar de seu. A verdade é que pelo Santa Roza passaram grandes nomes da dramaturgia brasileira e até internacional, e aquela casa merecia um mínimo de respeito por parte do poder público.
Com diz Flora, em seu blog (floraagra.blogspot.com.br): “O Teatro Santa Rosa um lugar de muitas histórias e espetáculos, hoje revela uma triste situação. Sem ar condicionado funcionando, cadeiras, paredes e chão precisando urgente de reformas, nem lembra aquele de outrora. Foi inaugurado em 03 de novembro de 1889, durante a queda do Império.”
E adiante: “Não adianda construir novos teatros, novos espaços de cultura se um patrimônio histórico desses encontra-se depreciado. Isso que está acontecendo pode vir acontecer com todos os outros novos. Terceiro teatro mais antigo do Brasil completamente abandonado. O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, São Paulo e de Manaus foram restaurados e o nosso quando será?”
Mas, na Paraíba, os governantes dos últimos tempos têm outro conceito, digamos, mais republicano, sobre cultura…