Governo RC suspende repasses e decreta fechamento da Casa de Apoio que atendia 100 portadores de HIV
Quando se imagina que a saúde pública está ruim sob direção girassol, eis que pode piorar. O caso mais deplorável vem de Campina Grande, após decisão do Governo do Estado suspender (há três meses) os repasses da Casa de Apoio da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/ADS, que foi obrigada a suspendeu o atendimento em Campina Grande.
Durante esclarecedora entrevista de Silvestre Maia, coordenador da Casa, ao jornalista Geovanne Santos, a casa está sendo desativada porque “o Governo do Estado não repassa os recursos que o Ministério da Saúde encaminha”. O detalhe é que, por ano, os recursos são de apenas R$ 109 mil, mas mesmo assim, o Governo do Estado vem retendo. A unidade funciona no Bairro de São José.
Suicídio – Depois do anúncio do fechamento da unidade, um portador do vírus da AIDS chegou a tentar suicídio, se jogando na frente de um carro. Segundo Silvestre, não há como a unidade funcionar sem os recursos. Na casa, os cerca de 100 portadores de HIV recebem moradia e cinco refeições por dia, além de acompanhamento médico e psicológico. Mais em https://goo.gl/pW2UYM.
CONFIRA A ENTREVISTA DE SILVESTRE COM GEOVANNE…