Governo RC tenta tirar Paraíba da “serasa” para contrair mais empréstimos
A Paraíba teve a sua nota rebaixada pela Secretaria do Tesouro Nacional, em outubro do ano passado, de B- para C+, em função do descontrole nas contas e gastos excessivos com a folha de pessoal acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Com isso, o Estado ficou impossibilidade de obter aval do Tesouro Nacional para contrair novos empréstimos.
Desde então, o governador Ricardo Coutinho vem tentando tirar reverter o rebaixamento da nota, sem muito sucesso, uma vez que o desequilíbrio fiscal vem impedindo o restabelecimento do Estado para deixar a “serasa”. Mas, o governador está promovendo nova ofensiva para as próximas semanas, e já enviou novas planilhas para tentar convencer os técnicos do Ministério da Fazenda.
Há poucos dias, o secretário Waldson de Sousa (Planejamento) foi pessoalmente entregar mais documentos ao Tesouro Nacional, e voltou certo de que irá tirar o Estado da lista dos negativados: “Estamos otimistas.” O governador deseja a reclassificação para contrair mais empréstimos.