Governo recua (num passe de mágica) e cede Hotel Globo à Prefeitura
Durante mais de um ano, o prefeito Luciano Cartaxo tentou convencer o governador Ricardo Coutinho ceder para a Prefeitura a gestão sobre o Hotel Globo. O governador nem fez a cessão do prédio, e ainda criticou o descaso com os imóveis do Centro Histórico. Mas, o tempo passa, o tempo voa, e eis que Ricardo e Luciano tornaram-se parceiros.
Então, como num passe de mágica, eis que o Governo faz a cessão de uso do Hotel Globo, pelo prazo de 10 anos, passando por cima de todas as anteriores animosidades. Louvável, não? Sim, mas por que somente agora, em pleno processo eleitoral? Outra: se não houvesse a aliança do governador com o prefeito, haveria a cessão?
Será que, aproveitando a maré de amizade, o governador vai liberar os terrenos solicitados pelo prefeito Luciano Cartaxo para construção dos terminais de integração, inclusive aquele localizado entre os bairros dos Bancários e Mangabeira? Até um dia desses, o governador era contra, inclusive embargando a obra e vociferando que a área é do Estado.
Sim, é bem verdade que a cessão do Hotel Globo não foi feita (pessoalmente) pelo governador RC, ora licenciado. Passou a bola para o governador em exercício, o desembargador Romero Marcelo. Mas, obviamente, o magistrado só assinou o termo, porque encontrou já pronto. Essa súbita mudança de humor do governador RC em relação aos pleitos da Prefeitura realmente surpreende…
Ou não, se a lógica que preside a relação do Governo com a Prefeitura tem um viés eleitoral. Aliás, o prefeito Cartaxo deveria aproveitar o momento propício e, digamos, republicano, para avançar em todas as vantagens que possa obter do Governo do Estado. Vai que o humor do governador muda novamente depois da eleição…
Negativa do Governo – Em correspondência data de 20 de março de 2013, o Governo do Estado, através da PBTur, negava a prorrogação da cessão do imóvel: “O Hotel Globo ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação a partir desta data.”
Nota da Prefeitura – A Prefeitura de João Pessoa chegou a emitir uma nota, no mês de outubro, repudiando a resposta do Governo do Estado. Dizia: “A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lamenta o episódio ocorrido nesta quarta-feira (16 de outubro de 2013) no Hotel Globo, que é um patrimônio histórico da cidade, mas vem a público informar que a propriedade do imóvel não é do Município e sim do Governo do Estado da Paraíba. A PMJP esclarece ainda que o termo de cessão à Prefeitura foi negado pelo Governo do Estado conforme documento encaminhado pela PBTur, no dia 20 de março de 2013 (em anexo). O documento diz que o Hotel Globo ficaria sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação.“