Governo seleciona 22 cidades para receber cursos de Medicina do Mais Médicos e exclui Paraíba
Uma curiosidade marcou o anúncio do Ministério da Educação, há poucos dias, sobre as 22 cidades (relação abaixo) que foram pré-selecionadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para receber novos cursos de medicina em instituições particulares por meio do programa Mais Médicos: a ausência da Paraíba. Apesar da evidente carência de médicos no Estado.
O critério do MEC seria que as cidades não fossem capitais, e tivessem mais de 50 mil habitantes apresentando um mínimo de estrutura de saúde e equipamentos públicos. De acordo com o MEC, que empossou esta manhã de segunda-feira (dia 6), o novo ministro Renato Janine Ribeiro, um edital lançado na última quinta-feira (dia 2) previu a abertura de 1.887 vagas para cursos de medicina nesses 22 municípios.
Discurso – No discurso da posse do novo ministro, a presidente Dilma afirmou: “Eu garanto que a necessidade imperiosa de promover avanços na economia, com corte de gastos, não afetará os programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação”, e que continuará a ampliar a oferta de ensino em tempo integral, sobretudo em áreas com maior incidência de violência.