GREVE DE PREFEITOS… Mais de 200 prefeituras param em protesto contra redução de 20% do FPM só em agosto
Mais de 200 (das 223) prefeituras da Paraíba anunciaram paralisação de suas atividades, nesta quarta (30/08), atendendo a uma convocação da Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), contra a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Está, inclusive, programada para a praça João Pessoa, em frente da Assembleia Legislativa, um ato público de protesto contra a diminuição dos repasses, na manhã de hoje.
A mobilização foi denominada de “Sem FPM não dá. Dia 30 vamos parar!”. A manifestação consiste, portanto, no fechamento das prefeituras e os atos na praça João Pessoa.
Os prefeitos esperam receber o apoio dos deputados estaduais, para pressionar o Congresso Nacional e o governo federal, no sentido de atualizar os valores dos repasses.
Segundo a Famup, a redução dos repasses está ameaçando a supressão de vários serviços oferecidos pela municipalidade, especialmente em áreas como Saúde e Educação.
Levantamento da Famup indica que, nos primeiros dez dias de agosto, o repasse sofreu redução de 20,32% em relação aos R$ 8,8 bilhões, que repassados no mesmo período em 2022.
Em julho, a queda no FPM chegou a 34% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ainda segundo a Federação, 2.362 cidades registraram déficit primário nos primeiros seis meses de 2023