GUERRA NO PT Ricardo Coutinho perde dois rounds para Anísio e fica sem o tempo do partido no guia eleitoral que inicia nesta 6ª
A programa de guia eleitoral inicia nesta sexta (dia 9), mas, enquanto isso, segue a pendenga envolvendo o PT e o PSB, desde que a direção nacional petista decidiu intervir para impor aliança com os socialistas. O partido, como se sabe, integra duas chapas: uma liderada por Anísio Maia, como Percival Henrique (PCdoB) na vice, e outra, com o petista Antônio Barbosa como vice na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho.
O caso foi judicializado e já há duas decisões contrárias ao ex-governador. Na primeira, o juiz Fábio Leandro (64ª Zona Eleitoral) considerou regular a convenção que homologou a chapa de Anísio e mandou o PSB substituir Barbosa na chapa de Ricardo Coutinho. Na segunda, o desembargador-substituto Roberto Gonçalves Abreu ratificou a decisão do juiz e manteve a chapa de Anísio-Percival.
Ficou a dúvida: quem iria utilizar o tempo do guia eleitoral. O TRE dirimiu a dúvida, pelo menos até o momento, e guardando em coerência com as duas recentes decisões judiciais, e definiu que o tempo do PT ficará com a chapa de Anísio, que terá 1 minuto e 15 segundos no guia eleitoral de rádio e TV. Já o candidato Ricardo Coutinho (sem o PT) terá apenas 49 segundos.
Recurso – Advogados do ex-governador, no entanto, já sinalizaram recurso, junto ao próprio TRE e, na sequência, ao TSE (caso necessário) para impor a decisão da nacional do PT pela intervenção, com a anulação da chapa de Anísio Maia.
Tempo no guia – O candidato Ruy Carneiro (PSDB) lidera no tempo, com 1 minutos e 59 segundos diários, seguido por Cícero Lucena (Progressistas), com 1m46s, e João Almeida (Solidariedade, com 1m16s. PSTU, PCO, Rede e UP não participam do guia eleitoral.
A propaganda em blocos para prefeitos será veiculada de segunda a sábado. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.