HOLOCAUSTO Deputado critica declarações de Lula contra Israel: “Ele está afastando o Brasil da única democracia no Oriente Médio”
O deputado Cabo Gilberto, vice-líder da Oposição na Câmara Federal, criticou, através das redes sociais, declarações recentes do presidente Lula, que comparou a guerra de Israel com o Hamas na Faixa de Gaza ao holocausto do povo judeu, na II Guerra Mundial. Disse ainda que o petista colocou o País em situação difícil aos olhos do mundo.
O parlamentar lembrou a reação do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que afirmou como “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves”: “Isso é muito grave. Foi uma declaração antisemita, que, inclusive, não representa o pensamento do povo brasileiro. Mas, o País passa vergonha neste momento.”
Lembrou ainda Cabo Gilberto como a situação é das mais graves, porque “até mesmo o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou que o presidente descondenado é persona non grata em Israel, até que faça retratações”.
Em declarações à mídia mundial, Katz afirmou: “Não perdoaremos, nem esqueceremos. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras
Segundo ainda o Cabo Gilberto, “Lula também está afastando o nosso País da única democracia plena do Oriente Médio, preferindo associar e aproximar o Brasil de ditaduras como o Irã e de autocracias como o Egito”.