Hugo Motta presta depoimento a Moro como testemunha da esposa de Cunha e diz desconhecer contas secretas e propinas
O deputado Hugo Motta não ficou exatamente cara a cara com o juiz Sérgio Moro, porque a audiência se deu por videoconferência. Mas, Motta entrou pela primeira vez no GPS de Moro, ao depor, nesta terça-feira (dia 18), como testemunha de Cláudia Cruz, esposa do ex-deputado Eduardo Cunha. A audiência durou pouco mais de sete minutos.
Cláudia Cruz, como se sabe, é acusada de se beneficiar do dinheiro de propina paga ao marido, mantido em contas na Suíça. Episódio que, inclusive, resultou na cassação de Cunha. Em seu depoimento, Hugo afirmou que nunca chegou a se reunir com Cláudia e nem discutir assuntos relacionados aos negócios de Cunha ou ao Congresso Nacional. Apenas admitiu conhecê-la por ser esposa do ex-deputado.
Motta também negou ter conhecimento das contas de Cunha no exterior: “O que eu sei é o que a Imprensa noticiou. Em relação a outros detalhes eu não sei de nada. Sobre as contas na Suíça, sei que o senhor (dirigindo-se a Sérgio Moro) está investigando junto ao Ministério Público.”
São João – No último São João, realizado em Patos, a família Motta recepcionou Danielli Cunha, filha de Cunha e Cláudia. Ela ficou, inclusive, hospedada na casa da prefeita afastada Chica Mota, avó do deputado Hugo. Dani é apontada pelas investigações coordenadas por Moro como uma das beneficiárias da conta em nome da offshore Kopek, aberta por Cunha na Suíça e alimentada com valores milionários.
Denúncia – Eduardo Cunha teria recebido propina proveniente de um contrato da Petrobrás para a exploração de petróleo na República do Benin, na África. É o que diz a denúncia. O pagamento teria sido efetuado por meio de depósitos em contas secretas no exterior, em bancos da Suíça.
Parte dos valores teria passado por contas no exterior em nome de offshores ou trusts que tinham Claudia Cruz como titular. O dinheiro, então, teria alimentado cartões de crédito internacionais utilizados pela sua esposa e utilizados na compra de bens e no pagamento de despesas pessoais. Cláudia Cruz nega.
CONFIRA O VÍDEO DA AUDIÊNCIA…