Ibope aponta crescimento de Dilma e Marina, e queda de Aécio
A mais recente pesquisa Ibope/Globo/Estadão mostra que a presidente Dilma, do PT, experimentou um discreto crescimento, passando de 34% para 37% da intenção de votos, em relação aos números da semana passada. Mas, sua concorrente mais direta, Marina Silva (PSB), também cresceu: passou de 29% para 33%. Já o tucano Aécio Neves (PSDB) caiu de 19% para 15%.
Com esses novos números, a presidente Dilma retoma os patamares que possuia antes do acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos, e catapultou a candidatura de Marina. Na pesquisa Ibope feita no início de agosto (antes da tragédia) a petista tinha 38%. Com a entrada de Marina, caiu para 34%, e agora a presidente aparentemente se recuperou.
Nas simulações de 2º turno realizadas pelo Ibope, a vantagem de Marina oscilou para baixo. Na pesquisa anterior era de 9% (45% a 36%). Agora, passou a 7% (46% a 39%). Numa disputa contra Aécio, Dilma venceria em 2º turno de 47% a 34%. Outro detalhe a se observar é que a rejeição a Dilma caiu cinco pontos, de 36% para 31%. Na mesma amostragem, a de Marina foi de 10% para 12%. Já a rejeição de Aécio permanece em 18%.