IBOPE Maranhão mostra fôlego e lidera com 31%, seguido por Lucélio (18%) e Azevedo (17%)
E a verdade é que, a julgar como verdadeiros, os números da pesquisa Ibope, veiculada esta sexta (dia 24), pelo G1 Paraíba, o senador Zé Maranhão dificilmente não estará no segundo turno da disputa ao Governo do Estado. Com 31% da intenção de votos, o emedebista exibe musculatura, mostra-se consolidado e bem à frente dos demais competidores.
Lucélio Cartaxo (PV) vem num distante segundo lugar, com 18%, seguido muito de perto por João Azevedo (PSB), que tem 17%, segundo o Ibope. Na verdade, um empate técnico. Tárcio Teixeira (PSol), que tem apresentado um bom desempenho nos debates, até surpreende com 4%. Pode crescer mais. Rama Dantas (PSTU) não pontuou, e ainda há 8% de indecisos, mais 23% de brancos e nulos.
A campanha é tiro curto, num cenário em que resta apenas um mês e meio para o primeiro turno, em 7 de outubro, a preço de hoje, é improvável que Maranhão sofra uma queda tão acentuada a ponto de sair da disputa. Lucélio, apesar de ser o último candidato a ter entrado na corrida, aparentemente, não cresceu o suficiente para emparedar com Maranhão. Mas, dos três, é o que, em tese, tem mais espaço para crescer.
João surpreende negativamente. É candidato há mais de um ano, tem apoio irrestrito do governador Ricardo Coutinho que, todo dia, apresenta pesquisas jactando-se de ter uma aprovação de mais de 70%, e simplesmente não consegue decolar. Ou as pesquisas de “aprovação” do Governo não são verdadeiras, ou o governador, como se desconfia, não consegue transferir. Como já ocorreu nas eleições de 2012 e 2016.
Serviço da pesquisa – Foram ouvidos 812 eleitores em várias regiões do Estado entre 21 a 23 de agosto, e apresenta uma margem de erro de 3%, com nível de 9%, e tem registros PB-08079/2018 (TRE-PB) e BR-02889/2018 (TSE).