Ibope: Romero se consolida em 1º, Daniela estaciona e Tatiana entra no páreo
A primeira pesquisa Ibope/TV Cabo Branco sobre a disputa pela Prefeitura de Campina Grande confirma de certa forma o que já se suspeitava. Ou seja, a consolidação do deputado Romero Rodrigues (34%) na liderança, após o lançamento do vice Ronaldo Cunha Lima Filho e, especialmente pelo engajamento do senador Cássio em sua campanha.
Nada de surpreendente nesse particular aspecto. A novidade está no meteórico crescimento da candidata Tatiana Medeiros (20%) que, definitivamente, emparelhou com a deputada Daniela Ribeiro (21%). Como se sabe, quando iniciou a corrida pela Prefeitura, Daniela liderava o ranking com folga e Tatiana partiu com números muitos modestos, bem abaixo dos 10%.
A julgar como verdadeiros, os números parecem confirmar as previsões de uma polarização entre as duas principais forças políticas de Campina Grande: de um lado o clã Cunha Lima, que dá empuxo à candidatura de Romero, e o grupo do prefeito Veneziano, que ancora a postulação de Tatiana. Daniela, apesar de ótima candidata, padece com esse confronto.
Também era previsível, primeiro a estagnação, depois a tendência de queda da candidatura de Daniela, em função dos múltiplos problemas que tem enfrentado. O maior deles, obviamente, é a pendenga com o PT de Alexandre Almeida, que tem ganhado todas as disputas na Justiça e mantido a sua candidatura a prefeito, inviabilizando a aliança do PP de Daniela com o PT.
Tanto é assim, que a coordenação de campanha da candidata cuidou de substituir o vice Peron Japiassu, antes que o prejuízo fosse maior. Aliás, é senso comum que Daniela demorou demais para proceder a troca de vice. Ela esperou além do recomendável pela confirmação de sua aliança com o PT. Talvez esteja colhendo os números dessa indefinição.
Não é um bom momento para uma candidatura apresentar tendência de queda, enquanto a concorrente apresenta movimento de crescimento acelerado. De qualquer forma, ainda não começou o guia eleitoral, que pode ser um importante instrumento de definição da disputa. Resta esperar pela próxima pesquisa, que certamente já irá aferir o desempenho pós guia eleitoral.