Ibope sinaliza vitória de Cartaxo sobre Cida no 1º turno com mais de 80 mil votos. Um em cada três pessoenses não vota na candidata
A mais recente pesquisa Ibope/TV Cabo Branco mostra alguns dados relevantes. Primeiro, a diferença entre Luciano Cartaxo (com 53% da intenção de votos) e Cida Ramos (29%) se mantém acima dos 20%, no caso, 24%, o que faz projetar uma vitória em primeiro turno, com uma margem superior a 80 mil votos, um dado já aferido nas duas pesquisas (6Sigma e Datavox), divulgadas nos últimos dias.
O Ibope traz ainda Professor Charlinton e Victor Hugo (com 2%). O segundo dado a observar é que, apesar de Cida subir de 23% (na pesquisa anterior) para os atuais 29%, Cartaxo também subiu, de 52% para 53%. Significa que o prefeito aparenta estar estabilizado acima dos 50%. Percentual mais do que suficiente para assegurar a vitória.
Um terceiro dado a se analisar é o percentual de aprovação de sua gestão, que mantém um índice de 50% como boa e ótima. E talvez parte do contingente dos 38% que considera regular. Ruim e péssimo, ou seja, desaprovação atinge apenas 11%. Dificilmente um candidato à reeleição com uma aprovação assim perde uma eleição. Em qualquer cenário.
E, por fim, o índice de rejeição. No mano a mano, Luciano tem apenas 21%, contra impressionantes 34% conferidos a Cida. Victor Hugo lidera com 42% e Charlinton vem com 38%. A rejeição de Cida impressiona porque ela nunca cumpriu um mandato antes, fato que normalmente agrega rejeição. Impressiona porque, pela pesquisa, uma a cada três pessoenses não votariam na candidata do PSB de jeito nenhum.
Pesquisa – O Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo PB-09606/2016.