Ibope traz Cartaxo na liderança seguido por Cícero e Maranhão
A duas semanas das eleições municipais, a última pesquisa Ibope trouxe uma mudança surpreendente em relação aos números da amostragem realizada em 10 de agosto último. O fato novo é o crescimento vertical do candidato Luciano Cartaxo, do PT, que passou de 14% para 29%. Mas do que dobrou em pouco mais de um mês.
E, pelo visto, Cartaxo foi buscar votos dos candidatos Zé Maranhão, que experimentou queda de 27% (na anterior) para 18%, e Cícero Lucena, que desceu de 26% para 20%. Os dois juntos perderam 15%, que foi exatamente o tamanho do surpreendente crescimento do petista no período. Já a candidata Estelizabel Bezerra saltou de 9% para 14%.
O que se pode depreender desses números? Que, a preço de hoje, Cícero e Maranhão, tecnicamente empatados, disputam a outra vaga para o segundo turno, diante de um cenário em que Cartaxo já estaria assegurado. A candidata do PSB, por outro lado, vai precisar de muito oxigênio nessa reta final para ter chance de entrar no jogo.
Mas, os candidatos Zé Maranhão e Cícero Lucena, que irão travar uma batalha pessoal por uma vaga ao segundo turno, também terão de se preocupar com a queda considerável que experimentaram nos últimos 40 dias. Se não conseguirem estancar a sangria, podem, inclusive, correr o risco de uma aproximação de Estelizabel na boca de urna.
Resumo da ópera: a eleição, que parecia definida há pouco mais de um mês, torna-se uma incógnita, diante dessa vertiginosa ascensão de Cartaxo e a inesperada queda dos dois antes considerados favoritos, Maranhão e Cícero.