Impasse com RC mantém travado mercado de veículos que responde por 10% do PIB da PB e já há risco de desemprego
A reação dos representantes das empresas do mercado de automóveis na Paraíba (Fenabrave) foi de desânimo, após a reunião com a Detran, especialmente após o governador Ricardo Coutinho avisar que não iria recuar de manter a empresa Bunkertech, para a emissão dos gravames, no lugar da Cetip, que mantinha a base de dados com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Com o impasse, segundo os empresários, o “setor segue sem movimentação, porque 85% dos veículos comercializados no Estado são por financiamento, e sem financiamento, não há negócios”. E ainda acrescentaram: “Desde que a Bunkertech foi contratada, não houve o lançamento de um só gravame”. O segmento de automóveis responde por cerca de 10% do PIB da Paraíba, “e está parado”.
A Paraíba é o único Estado que decidiu rescindir com a Cetip e contratar outra empresa. “Ocorre que a Bunkertech não funciona, não tem acesso ao sistema e, portanto, não temos como fechar negócios de financiamentos”. Sem realizar negócios, “a tendência é aumentar o desemprego no setor, afinal as empresas não têm como se manter, com a suspensão das vendas”.