IMPÉRIO CONTRA-ATACA – Governo estuda retirar policiais cedidos ao Gaeco. Seria por causa da Operação Calvário?
Essa história ainda vai sobrar para o governador João Azevedo. O fato é que, até onde o Blog pode apurar, o coronel Euller Chaves, comandante da Polícia Militar, teria sugerido retirar do Ministério Público, especialmente do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), os militares que estão cedidos ao MP para oferecer segurança aos seus membros.
É de praxe o governo ceder militares para órgãos, principalmente, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado. Até na Assembleia, há militares cedidos. Uma prática republicana que vem de muito tempo. Mas, está na iminência de ser rompida. Euller, orientado por um ex-chefe, teria sugerido ao governador retirar os policiais, logo após a audiência.
O episódio causou espanto até entre assessores mais próximos. Eles alertaram para a possibilidade de uma decisão assim passar a impressão para a opinião pública de que o governo está retaliando o Gaeco, por conta da Operação Calvário. Além de jogar a população contra Azevedo, seria quase uma confissão de culpa.
Um assessor chegou a comentar com o Blog, ao ser provocado sobre a informação. Em off, claro: “Se há um Darth Vader nessa história, não pode ser o governador João Azevedo, viu? Seria o calvário de João…” Se não é Azevedo, quem seria o Darth Vader dessa história? Vader, como se sabe, é o conhecido e célebre vilão do filme “Guerra nas Estrelas”.