Mais um número coloca a Paraíba na vanguarda da Educação no País. Segundo dados do Ministério da Educação, o Indicador Criança Alfabetiza traz que o Estado alcançou o percentual de 56% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, um crescimento de 4,9 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 51,12%.
Com isso, a Paraíba ocupa a 12ª colocação no ranking nacional de alfabetização infantil em 2024, considerando o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre os Estados que atingiram a meta estabelecida pelo MEC, a Paraíba se destaca ainda como o 3º maior crescimento do Nordeste e o 9º do Brasil, neste quesito.
Com esse desempenho, a Paraíba se junta a dez outros estados brasileiros que superaram as metas intermediárias definidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), integrando um grupo de destaque na construção da política nacional de alfabetização.
O resultado, segundo o governador JOão Azevedo, é reflexo direto da atuação articulada entre o Governo do Estado e os 223 municípios paraibanos, por meio do programa Alfabetiza Mais Paraíba, lançado em maio de 2023, paragarantir a alfabetização na idade certa, promovendo formação continuada de professores, produção de material didático próprio, acompanhamento pedagógico e estímulo à gestão educacional com base em evidências.
Indicador – O ICA mede o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, com base nos sistemas estaduais de avaliação, considerando habilidades como leitura de palavras e textos curtos, interpretação de pequenos trechos e identificação de informações explícitas.
O compromisso do Estado é contribuir para que o Brasil atinja a meta nacional de alfabetizar mais de 80% das crianças até 2030. O avanço da Paraíba em 2024 demonstra que, com planejamento, investimento e parceria, é possível transformar a realidade educacional desde os primeiros anos da vida escolar.