INDO E VOLTANDO… PT recua de novo, cancela pesquisa, sugere escolha por consenso e Jackson reage: “Não é possível com Cartaxo”
O PT está claramente perdido quanto à sua participação nas eleições em João Pessoa. Primeiro, determinou a realização de prévias. Dois candidatos se apresentaram: Cida Ramos e Luciano Cartaxo. Mas, diante do claro favoritismo de Cida, Cartaxo recuou e decidiu não participar das prévias.
Então, o partido avocou para si a definição de novos critérios, passando pelo crivo da deputada Gleisi Hoffmann (PR) e do próprio presidente Lula. Na sequência, após várias reuniões, muitas desmarcadas, Cartaxo conseguiu uma vitória, quando o partido deliberou pela realização de uma pesquisa de opinião pública, na qual, pelo menos em tese, Cartaxo levaria vantagem.
Mas, eis que, de repente, nesta terça (04/06), o partido, mais uma vez mudou o posicionamento, deliberando por não mais realizar as prévias ou pesquisas e recomendar que a militância encontre um candidato de consenso? E a indagação que restou foi: Consenso, a esta altura, quando o partido está mais do que nunca dividido?
A deputada Cida reagiu, insistindo para que o partido realize as pesquisas: “Eu trabalho com fatos, estou interessada na pesquisa, quero que ela seja feita. A pesquisa, aliás, já deveria estar pronta. Foi isso que a Executiva Nacional decidiu, e não faz sentido simplesmente cancelar. Sou a única candidata, porque Luciano Cartaxo desistiu, quando se negou a participar das prévias.”
O presidente Jackson Macedo também rechaça a tese de consenso em torno de Cartaxo: “O nosso único acordo que envolva o nome desse deputado é a realização de prévias. Que ele tenha coragem, respeite o PT, se inscreva nas prévias, dispute, vença e seja o candidato. Quem foge de prévia, rasga a regra e desrespeita o partido, não merece qualquer possibilidade de acordo.”