INDO E VOLTANDO Repercussão negativa leva Veneziano retirar de pauta projeto impondo coleta compulsória de sangue dos curados da Covid-19
Um projeto de lei (PL 3.225/2020) apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rego vem dando o que falar em redes sociais. Pela sua propositura, passa a ser compulsória a coleta de sangue ou plasma pelas autoridades sanitárias de pessoas já curadas do coronavírus. Com a repercussão (exemplo em https://bit.ly/38AIzz9), o senador decidiu retirar a propositura de pauta.
Projeto – No projeto, Veneziano justificou que, como ainda há poucas evidências de tratamentos efetivos contra a Covid-19 e que apenas alguns tratamentos têm apresentado resultados favoráveis, como a própria “utilização de plasma de pacientes convalescidos, que parece ter eficácia para ajudar o organismo dos doentes a combater a doença”.
Para a adoção da medida compulsória, ele alegou que os pacientes recuperados “têm todos os motivos para demonstrar sua gratidão pela ‘segunda vida’ que lhes foi dada, pela saúde recobrada e pela possibilidade de compartilhar essa vitória, disponibilizando seu sangue para ser utilizado no tratamento dos doentes em estado grave”. (mais em https://bit.ly/2AAZSDp)
REPERCUSSÃO EM REDES SOCIAIS…