INDO E VOLTANDO Veneziano cancela reunião do MDB nesta 6ª para tratar da crise com João Azevedo e sinaliza recuo
Ficou a impressão de que algo ocorreu nos bastidores, ainda mantido em segredo do distinto público. Mas, o fato é que na tarde desta quinta (dia 21), o senador Veneziano Vital do Rego anunciou o cancelamento da reunião do MDB marcada para amanhã (sexta-feira).
Não havia uma pauta explícita a respeito, mas até o pombinhos da praça João Pessoa sabiam que seria para debater a recente crise com o governador João Azevedo, a possibilidade de um rompimento e até a oportunidade para anunciar uma eventual candidatura ao governo.
Nas últimas horas, até o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, chegou a conceder entrevista, formalizando o aval do partido para Veneziano disputar o governo. O que também vem sendo defendido por militantes com o ex-deputado Benjamim Maranhão e o vereador Mikika Leitão, presidente municipal do partido.
Mas, de forma surpreendente, o senador Veneziano anunciou o cancelamento do encontro. Nos bastidores, ficou a impressão que a suspensão da reunião teria sido um aceno implícito do senador para o estabelecimento de um armistício, pelo menos no momento, com o governador João Azevedo.
Em nota distribuída por sua assessoria, o senador alega que o cancelamento da reunião foi motivado por um compromisso institucional no Senado Federal. Sendo assim…
Pra entender – Presidente estadual do MDB, Veneziano tinha convocado reunião, na sede do partido, para, de forma genérica, “tratar de assuntos relacionados à legenda”. Nos bastidores, contudo, a informação que o principal ponto de pauta seria o recente incidente envolvendo a secretária Ana Cláudia (Articulação) e o governador.
Na sequência, como se sabe, Veneziano acusou João de ter cometido um “gesto deselegante” com sua esposa, que deixou um evento em Campina Grande, alegando ter sido preterida de integrar a mesa dos trabalhos. Após o incidente, vários militantes do partido passaram a defender o rompimento com o governador.
Também contribuem para um cisma recentes encontros de Veneziano com o ex-presidente Lula, sempre cercado de especulações de que pode ser o candidato do presidenciável na Paraíba. Veneziano também tem sido elogiado e apontado pelo ex-governador Ricardo Coutinho como o eventual candidato de Lula no Estado, com apoio do PT.