INTEGRIDADE Ação integrada do Gaeco, PM e PC investiga denúncias de fraude na Defensoria Pública do Estado
Uma ação do Gaeco e das Polícias Civil e Militar investiga supostos crimes cometidos por advogados ligados à Defensoria Pública do Estado e em outras organizações.
A operação, denominada Integridade, cumpriu nove mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais dos investigados e em um Gabinete da Defensoria Pública.
Segundo as investigações, as instituições estavam captando indevidamente clientes, violando princípio constitucional da Defensoria, cuja função é oferecer assistência jurídica gratuita exclusivamente aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.
A operação também apura um esquema envolvendo a judicialização fraudulenta em massa, incluindo o uso indevido da estrutura da Defensoria Pública do Estado da Paraíba.
De acordo com informações do Gaeco, há indícios de judicialização de demandas com autores falecidos, ações movidas sem o conhecimento dos autores, montagem de documentos para viabilizar demandas, além de recebimento de valores liberados por alvarás judiciais com o objetivo de enriquecimento ilícito.
A operação conta com a participação de 65 Agentes Públicos, sendo 4 Promotores de Justiça, 25 Integrantes do Gaeco, 16 Policiais Civis e 20 Policiais Militares.
Redação