“Intrometidos” causa desconforto entre magistrados ao cobrar julgamento de AIJEs que pedem cassação do governador
O programa Intrometidos, edição desta segunda (dia 3), gerou desconforto dentro do Tribunal Regional Eleitoral, em função de comentários sobre os constantes adiamentos no julgamento de AIJEs que pedem a cassação do governador Ricardo Coutinho. A mais recente, a AIJE da PBPrev, que iria ser julgada no próximo dia 10 e acabou adiada para 17 de abril.
Durante o programa, foi comentado que, desde maio do ano passado, a ação se encontra conclusa a julgamento, a partir do parecer do procurador eleitoral João Bernardo da Silva, de 20 de abril de 2016, que, inclusive, foi pela cassação de Ricardo Coutinho e sua vice, Lígia Feliciano. Apesar de estar conclusa, o julgamento não ocorreu até agora.
Ao longo do ano passado, a atual presidente do TRE, desembargador Maria das Graças Moraes, chegou a pedir pauta para julgamento, na condição de corregedora-geral da Corte e, portanto, relatora dos processos relativos às eleições de 2014. Mas, antes do julgamento, houve mudanças na composição do Tribunal, com a saída do então presidente José Aurélio da Cruz.
Houve um período de hiato, até que o desembargador Romero Marcelo assumisse a vaga de José Aurélio no TRE, sendo eleito vice-presidente e corregedor-geral, o que lhe conferiu a condição de relator dos processos, já que Maria das Graças se tornou presidente. Há duas semanas, Romero Marcelo pediu pauta para julgamento.
Em princípio, o julgamento seria dia 10, mas, por iniciativa do próprio desembargador, a sessão foi adiada para 17 de abril. O Blog foi informado, esta manhã (terça, dia 4), que alguns magistrados manifestaram desconforto com a cobrança do julgamento e com os constantes adiamentos. Uma cópia do programa, inclusive, foi solicitado aos funcionários para avaliação. A informação foi dada por um servidor do TRE.
O programa pode ser conferido em https://www.youtube.com/watch?v=_PFruvukeCI