O governador João Azevedo empreendeu, na noite dessa segunda-feira (08/09), mais dois avanços em favor do Centro Histórico e da Cultura da Paraíba, com ações que ultrapassam R$ 7,4 milhões.
Em solenidade realizada no pátio da Academia Paraibana de Letras, João assinou, de uma penada, a ordem de licitação para reforma e restauração do prédio onde funcionará o Museu da Diáspora Negra, dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Paraíba e construção do Memorial Augusto dos Anjos.
APL – Ramalho Leite, presidente da APL destacou: “Está saindo do papel um projeto de muitos anos, já houve muitas desapropriações desses prédios e nunca saiu do papel. Agora, Augusto dos Anjos vai ganhar um memorial à altura do seu nome, nós temos na APL um memorial de pequeno porte, mas de um acervo considerável e o colocaremos à disposição do Governo do Estado.”
As obras do Memorial Augusto dos Anjos, que será instalado ao lado da APL, abrangerão diversos ambientes, dentre eles auditório, foyer, área de mesas para o café, cafeteria e banheiros.
Museu – O Museu da Diáspora será instalado no prédio que, no período colonial, foi residência do Capitão Mor da província da Paraíba, localizado na Praça Rio Branco. A área, que também abrigou um antigo pelourinho e está situada no entorno do Largo da antiga Cadeia Pública, ganha agora uma nova função cultural e política, transformando um local marcado pela repressão em território de memória, resistência e futuro.
A secretária Lícia Moura (Mulher e da Diversidade Humana) destacou a iniciativa, que vai contar a história da Diáspora Africana, das pessoas escravizadas, dos quilombos, das pessoas indígenas e ciganas. Mais um compromisso do governador João Azevêdo no Plano da Igualdade Racial”.
As obras do Museu e do Memorial serão conduzidas pela engenheira Simone Guimarães, superintendente da Suplan. Estiveram presentes à solenidade, além de imortais da APL, os secretários Cláudio Furtado (Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior), Nonato Bandeira (Comunicação Institucional), Roberto Paulino (secretário chefe de Governo), Naná Garcéz (EPC), Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) e Aristeu Chaves (Empaer).
Outras obras – João citou, durante o evento, outras ações no Centro Histórico como a Escola de Artes, a biblioteca Augusto dos Anjos, a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, do Palácio da Justiça e do Teatro Santa Roza.
João citou: “Entregamos a Escola de Artes, a biblioteca Augusto dos Anjos, a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, do Palácio da Justiça e do Teatro Santa Roza. Também iremos inaugurar em breve o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, e o Museu da História da Paraíba, no Palácio da Redenção.”
E ainda: “O Palácio dos Despachos, onde funcionava a antiga sede do Comando da Polícia Militar; vamos reformar e pintar a Catedral, recuperar o Mosteiro de São Bento, abrir a Central de Delegacias no antigo prédio da Codata e temos mais de 30 projetos que serão executados pela iniciativa privada a partir do ICMS Cultural e Patrimonial.”