IRONIA NA PANDEMIA Presidente do Consórcio Nordeste abre licitação na Bahia para comprar hidroxicloroquina
Não deixa de ser uma ironia. Mas, o fato é que o governador Rui Costa (PT-BA), presidente do Consórcio Nordeste, um dos mais ferrenhos críticos do uso do medicamento Hidroxicloroquina, decidiu abrir licitação para comprar a Hidroxicloroquina. Ainda mais por ser um remédio defendido pelo presidente Bolsonaro, contra quem tem feito oposição renhida.
Pela proposta, o governo da Bahia vai adquirir 1,5 milhão de caixas do medicamento, e a licitação deve ocorrer nesta quinta (dia 27). O governador, aparentemente, se pautou em recente comunicado da Comissão Nacional de Saúde da China recomendando o seu uso para combater a Covid-19, apesar de não haver formalmente comprovação científica de sua eficácia.
China – No comunicado, a comissão lembra que hidroxicloroquina e cloroquina são tradicionalmente usados contra malária, apesar de terem formulações diferentes, “entretanto usam a mesma substância – cloroquina – e possuem benefícios clínicos parecidos”. A hidroxicloroquina, no entanto, é comumente vista como mais segura por provocar menos efeitos colaterais.
(mais em https://bit.ly/3lnOYU3)