Janot protocola denúncia contra Temer no Supremo e cita vice-prefeito em relatório complementar
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, confirmou especulações dos últimos dias e protocolou, nesta segunda (dia 26), denúncia contra o presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) por crime de corrupção passiva. Além da condenação de Temer, pede também a perda de mandato, “por ter agido com violação de seus deveres para com o Estado e a sociedade”.
É o primeiro caso no País em que um presidente da República é denunciado ao Supremo Tribunal Federal no exercício do mandato. Com a denúncia, fica formalizada a acusação contra Temer. Pela legislação, para ser julgado pelo Supremo, será necessária uma autorização da Câmara Federal, com a aprovação de dois terços da Casa, ou 342 votos. Caso a Câmara aprove, Temer será afastado por até 180 dias.
Cita vice-prefeito – O detalhe na denúncia, que tem 64 páginas, é a citação de vários políticos, dentre eles: “Aníbal Gomes, Eduardo Cunha, Henrique Eduardo Lyra Alves, Alexandre Santos, Altineu Cortês, João Magalhães; Manoel Junior, Nelson Bournier, Solange Almeida, André Esteves, Fernando Antônio Falcão Soares, André Moura (Filiado ao PSC); Arnaldo Faria De Sá (PTB), Carlos Willian (PTC) E Lúcio Bolonha Funaro.
Até o final da noite, o vice-prefeito Manuel Júnior ainda não havia se manifestado sobre o assunto.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA…Denuncia Temer INQ 4483
CITAÇÃO DE PEEMEDEBISTAS…Relatório complementar de Janot