JOÃO NA BERLINDA Lula faz périplo pelo Nordeste, “pula” a Paraíba e sinaliza preferência por RC, Veneziano e Cartaxo
O atual périplo do ex-presidente Lula pelo Nordeste, sem conexão pela Paraíba, parece ser recado claro do petista de que, por essas latitudes, o seu partido, o PT, terá palanque próprio com lideranças mais afinadas com seu ideário.
Os preferenciais compreendem, obviamente, o ex-prefeito Luciano Cartaxo, o senador Veneziano Vital do Rego e o ex-governador Ricardo Coutinho. Que, não por mera coincidência, estiveram reunidos com ele nas últimas semanas.
A esta altura do campeonato, evidencia-se que o petista tem o governador João Azevedo como mero agregado, sem qualquer protagonismo. Ou seja, aceita seu apoio, mas não parceria, mas só porque em eleição não se rejeita votos.
Os fatos ressaltam a opção do ex-presidente. Cartaxo, Ricardo Coutinho e Veneziano, este menos, fazem críticas pesadas a João. O ex-governador só se refere ele como “traidor” e Cartaxo diz que é preciso “derrotar o governador”.
A João resta aceitar a condição de mero eleitor. Sem Lula no palanque, sem sua presença em guia eleitoral e tendo que aceitar as hostilidades de seus opositores apoiadores do ex-presidente no Estado. João está nas cordas.
Périplo – Lula chegou domingo (dia 15) em Pernambuco e permanece até esta segunda-feira. Amanhã, seguirá para o Piauí. Na quarta, para o Maranhão. Na sexta, para o Ceará. O tour será encerrado com passagens pelo Rio Grande do Norte.