JOGO DE XADREZ Hervázio sugere a Cida filiação de Léo ao PT mas deputada hesita e joga responsabilidade pra Nacional

Tem chamado atenção, meu caro Paiakan, a movimentação em torno do futuro partidário do vice-prefeito Léo Bezerra (PSB). Há articulações no sentido de que ele deixe seu partido, após ter assumido apoio à candidatura do prefeito Cícero Lucena (MDB) ao Governo do Estado, e as conversas convergem para uma eventual filiação ao PT.

A movimentação foi confirmada por seu pai, o deputado Hervázio Bezerra (PSB), que revelou ter telefonado para a deputada Cida Ramos, presidente do PT, sondando sobre uma eventual filiação de Léo ao partido. “É do conhecimento de todos que nós estamos passando por um período complicado no PSB”, disse Hervázio.

Hervázio joga xadrez. Uma filiação de Léo ao PT estreita uma relação entre a candidatura de Cícero com o partido. Tanto que Cida confirmou a ligação, mas não cravou a filiação: “Eu disse a Hervázio que Leo é uma liderança política de expressão estadual e isso precisa ser discutido com o Diretório Estadual e, principalmente, com o Nacional, porque tem implicações nas eleições do presidente Lula. Essa é uma eleição nacionalizada.”

E ainda: “Se alguém quer entrar no PT, primeiro precisa expressar isso publicamente. Não cabe a mim ficar dizendo ‘venha, venha’. Cabe a quem quer entrar dizer que quer entrar. Para eu, como presidente do PT, formular um convite.”

Qual a lição que fica? Uma filiação de Léo pode definir por tabela o apoio do PT à candidatura de Cícero, e, hoje, o partido faz parte da base do governador João Azevedo (PSB). Daí, a hesitação de Cida, meu caro Paiakan. A deputada aguarda a definição da Direção Nacional sobre quem o presidente Lula irá apoiar, entre Cícero e Lucas.