Juiz federal vota no julgamento da AIJE da PBPrev e antecipa a absolvição do governador
O Tribunal Regional Eleitoral retomou, na tarde desta quinta (dia 4), o julgamento da AIJE da PBPrev, que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho. O julgamento foi suspenso na sessão do último dia 27, após o juiz Emiliano Zapata pedir vista, no momento em que o placar estava de 3 a 1 pela absolvição do governador, apesar de parecer contrário do procurador eleitoral Marcos Queiroga.
Em seu voto vista, o juiz Emiliano votou pela absolvição do governador: “Embora haja indícios que eram aptos a permitir a tramitação da ação e apuração de potencial uso com finalidade eleitoreira, com incremento no período anterior à eleição, esses indícios não se mostram aptos a serem adotados como prova de abuso de poder econômico e político, na hipótese não está provada a ocorrência de ilícito para ensejar a cassação do governador Ricardo Coutinho.
Com isso, o placar vai a 4 a 1, e o governador já está absolvido na AIJE. Na sequência, ainda haverá o voto do juiz Antônio Carneiro de Paiva, mas a decisão já está consagrada.