Justiça decide punir veiculação de pesquisa fake atribuída ao DataFolha
A veiculação de pesquisas falsas, ou fakes, em sites, blogs e redes sociais acaba de chamar a atenção da Justiça Eleitoral. O juiz auxiliar da Propaganda, Kéops Vasconcelos Amaral, acaba de arbitrar multa de R$ 20 mil para quem divulgar uma certa pesquisa atribuída à DataFolha que, além de não ter sido registrada, apresentaria dados inteiramente inverídicos. Pura ficção.
A sentença do magistrado é resultado de uma representação proposta pela Coligação “A Força Da Esperança”, liderada pelo PV. Conforme o despacho, “constata-se que não há qualquer pesquisa registrada para o cargo de Governador do Estado da Paraíba pelo Instituto Datafolha. Tal fato é facilmente comprovado, tanto por consulta efetivada no portal do TSE na internet”.
O próprio Instituto DataFolha já havia informado não ter registrado qualquer pesquisa na Paraíba, nessas eleições. Diante desse fato, a Justiça concluiu que a pesquisa veiculada em alguns espaços de Internet se trata, efetivamente, de fake News, com o intuito de beneficiar candidatos em disputa.
CONFIRA A ÍNTEGRA DE DECISÃO: PesquisaFake