Kumamoto aceita ser o vice de Cícero contrariando decisão de Marcondes
A surpresa na convenção do PSDB, na tarde desta sexta (dia 30) foi o senador Cícero Lucena anunciar que o seu candidato a vice será o médico Ítalo Kumamoto, formalizando uma aliança com o PSC. Pela manhã, durante convenção, o presidente Marcondes Gadelha havia afirmado que seguiria a orientação da direção nacional para oficializar aliança com o PT. Mas, sua decisão foi rebatida pela maioria dos filiados do partido, que resolveram seguir para a convenção dos tucanos.
Caso o presidente Marcondes Gadelha venha a questionar a decisão da maioria da militância do PSC, o assunto certamente irá resvalar para a disputa judicial. A tendência, no entanto, é que a ofensiva da militância pró Cícero vença a queda de braço. Segundo o presidente do Diretório Municipal, Rômulo Soares, as atas comprovam que a maioria absoluta do partido se posicionou contra a aliança com o PT e a favor da indicação para Ítalo Kumamoto compor a chapa com o senador Cícero.
Na verdade, segundo o militante Neto Franca, “a militância em quase unanimidade rejeitou qualquer possibilidade de apoio ao PT, depois votou pela tese da candidatura própria e, não vingando mais essa tese, a indicação de Ítalo como vice na chapa de Cícero”.